quarta-feira, 30 de maio de 2012


Aspectos Geográficos
Mapa do comcelho
O concelho de Odivelas, está incluído na Região de Lisboa, na Grande Lisboa Norte e localiza-se na margem direita do rio Tejo, a norte de Lisboa. Situado a poucos quilómetros da capital, faz fronteira com os concelhos de Loures, Amadora, Sintra e Lisboa. Odivelas ocupa uma área de 26,6 km2, na qual se distribuem sete freguesias: Caneças, Famões, Odivelas, Olival Basto, Pontinha, Póvoa de Santo Adrião e Ramada. Em 2005, o concelho apresentava 141 182 habitantes. O natural ou habitante de Odivelas denomina-se odivelense. Este concelho, morfologicamente, é formado por uma extensa área e por diversas colinas que estão separadas entre si por vales. A nível urbanístico encontra-se em franca expansão.

História e Monumentos

   Em 19 de Novembro de 1998 nasceu o concelho de Odivelas, sendo anteriormente Odivelas uma freguesia do concelho de Loures. Odivelas foi elevada a cidade em 1990. Do seu património arquitectónico destaca-se uma igreja manuelina (classificada como Monumento Nacional) na Póvoa de Santo Adrião, o chafariz d'El-Rei (séc. XVII) na Póvoa de Santo Adrião, a IgrejaMatriz de Caneças, os dois dólmenes - Pedra Grande e Batalhas - em Caneças, o aqueduto das águas livres em Caneças, o cruzeiro em Pombais, o convento de Odivelas, a Igreja Matriz de Odivelas, oMemorial, o Paço do Arcebispo e o Senhor Roubado também em Odivelas.

Tradições, Lendas e Curiosidades
Realizam-se algumas festas neste concelho como o aniversário da freguesia da Pontinha ; a festa anual e a da Nossa Senhora do Rosário em Caneças; as festas dos Santos Populares na Pontinha; a festa de Nossa Senhora do Rosário em Famões e a de S. Sebastião em Caneças. No artesanato salienta-se a tapeçaria, a cestaria, a pele, os azulejos, o arame, o latão e o metal.

Economia

    O concelho de Odivelas é em grande parte uma zona urbana que tem como atividades económicas dominantes a produção industrial e o comércio. Na actividade industrial destacam-se principalmente a indústria têxtil, a indústria alimentar e a indústria de madeiras. A atividade comercial aparece muito ligada à produção industrial.
A nível agrícola ainda se encontra alguma atividade nomeadamente em pequenas hortas e na criação de gado ovino. A freguesia de Caneças é aquela que ainda mantém mais características agrícolas eonde se cultiva flores e plantas ornamentais em estufas.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Instituto de Odivelas


O Instituto de Odivelas é uma escola militar feminina dependente do Comando de Instrução e Doutrina do Exército Português e sediada no Mosteiro de São Dinis em Odivelas. 

O Instituto de Odivelas tem por missão ministrar educação às filhas dos membros das forças armadas e de segurança portuguesas. Complementarmente o IO ministra também educação a filhas de civis portugueses e a cidadãs de outros países de língua portuguesa.

Fundado em 1900 pelo Infante D. Afonso de Bragança, o Instituto de Odivelas é um estabelecimento de ensino dependente do Estado-Maior do Exército que tem por fim a educação de filhas de militares, de militares da GNR, da PSP, de pessoal militarizado e de civis. Frequentam actualmente o Instituto de Odivelas entre 292 alunas distribuídas pelos  2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. O Instituto de Odivelas tem por missão fomentar educação moral e cívica que vise desenvolver nas alunas o sentido do dever e da honra e os atributos de carácter, em especial a integridade moral, espírito de disciplina e noção de responsabilidade.  

O Instituto de Odivelas ministra o 2º Ciclo do Ensino Básico (5º e 6º anos de escolaridade), 3º Ciclo de Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos de escolaridade) e o Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos dos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas, de Línguas e Humanidades, de Ciências Sociais e Humanas e de Artes Visuais) seguindo as competências e os conteúdos programáticos fixados pelo Ministério da Educação.

A escola oferece ainda um conjunto de disciplinas (Higiene, Puericultura, Educação Moral e Religiosa Católica, Inglês Prático, Informática); actividades desportivas (Ginástica Rítmica Especial e de Formação, Natação de Aprendizagem e Natação Avançada, Basquetebol, Futsal, Voleibol, Instituto de Odivelas- Equitação, Instrução Militar, Esgrima) e artísticas (Piano, Órgão, Viola, Flauta, Coro e Teatro) que constituem o seu “currículo interno”.

Para cumprir a sua missão, dispõe de 67 professores, dos quais cerca de metade pertencem ao Mapa de Pessoal do IO, sendo os restantes requisitados ao Ministério da Educação.

História do brasão


Escudo de prata, urso rompante de negro, armado e lampassado de vermelho tendo brocante banda enxaquetada de prata e vermelho de duas tiras; campanha diminuta de três tiras ondadas de azul e prata. Coroa mural de prata de cinco torres. Listel branco, com a legenda a negro: "MUNICÍPIO DE ODIVELAS".
Bandeira: gironada de oito peças de branco e azul. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.
Selo: nos termos da Lei, com a legenda: "Câmara Municipal de Odivelas".

Simbologia:

Urso rompante :

- referência à lenda que está na origem da fundação do Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo e à influência de D. Dinis que o mandou construir, e cujos restos mortais repousam no mosteiro.

Banda enxaquetada :

- como referência à Ordem de Cister que está profundamente ligada ao Mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo.

Campanha diminuta de três tiras ondadas:

 - como referência às linhas de água que unem e atravessam o território do Município, representando todas as Freguesias.
Bandeira gironada de branco e azul e coroa mural de cinco torres conforme determina a Lei para os Municípios com sede em Cidade.
Bandeira com o brasão
Brasão de odivelas

Introdução/apresentação

Caros leitores, este blogue foi criado no âmbito da disciplina de área de integração. Aqui iremos publicar alguma informação do concelho de odivelas. Este blogue foi criado por duas pessoas, João Coutinho e João Silva, frequentadores de um curso profissional de animação 2D e 3D, com o objectivo de vos ajudar. Alguma dúvida ou informação que pretendam saber, disponham.