segunda-feira, 14 de maio de 2012

Instituto de Odivelas


O Instituto de Odivelas é uma escola militar feminina dependente do Comando de Instrução e Doutrina do Exército Português e sediada no Mosteiro de São Dinis em Odivelas. 

O Instituto de Odivelas tem por missão ministrar educação às filhas dos membros das forças armadas e de segurança portuguesas. Complementarmente o IO ministra também educação a filhas de civis portugueses e a cidadãs de outros países de língua portuguesa.

Fundado em 1900 pelo Infante D. Afonso de Bragança, o Instituto de Odivelas é um estabelecimento de ensino dependente do Estado-Maior do Exército que tem por fim a educação de filhas de militares, de militares da GNR, da PSP, de pessoal militarizado e de civis. Frequentam actualmente o Instituto de Odivelas entre 292 alunas distribuídas pelos  2º e 3º ciclos e Ensino Secundário. O Instituto de Odivelas tem por missão fomentar educação moral e cívica que vise desenvolver nas alunas o sentido do dever e da honra e os atributos de carácter, em especial a integridade moral, espírito de disciplina e noção de responsabilidade.  

O Instituto de Odivelas ministra o 2º Ciclo do Ensino Básico (5º e 6º anos de escolaridade), 3º Ciclo de Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos de escolaridade) e o Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos dos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas, de Línguas e Humanidades, de Ciências Sociais e Humanas e de Artes Visuais) seguindo as competências e os conteúdos programáticos fixados pelo Ministério da Educação.

A escola oferece ainda um conjunto de disciplinas (Higiene, Puericultura, Educação Moral e Religiosa Católica, Inglês Prático, Informática); actividades desportivas (Ginástica Rítmica Especial e de Formação, Natação de Aprendizagem e Natação Avançada, Basquetebol, Futsal, Voleibol, Instituto de Odivelas- Equitação, Instrução Militar, Esgrima) e artísticas (Piano, Órgão, Viola, Flauta, Coro e Teatro) que constituem o seu “currículo interno”.

Para cumprir a sua missão, dispõe de 67 professores, dos quais cerca de metade pertencem ao Mapa de Pessoal do IO, sendo os restantes requisitados ao Ministério da Educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário